quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Início do nosso blog

Esse Blog foi pensando, inicialmente, para atender uma turma do LFG, curso televisionado para todo o país onde se encontra uma enorme variedade de concurseiros de nível médio. Alguns que já estão estudando a algum tempo, com um conhecimento mais aprofundado da matéria, outros que iniciam a sua jornada agora e que estão fazendo o seu primeiro cursinho de direito constitucional comigo (quanta responsabilidade).
Agora, escrevendo esse texto inicial, penso que o ideal não é manter o blog só enquanto durar a turma. Até seria conveniente mas e depois que as aulas acabarem, acaba minha responsabilidade para com eles? Creio que não.
Então, começaremos hoje a resolver as questões postadas por mim e por quem mais desejar me enviar, onde comentaremos, mesmo depois de finalizada a turma, item por item, questão por questão, no intuito de ajudar todos os concurseiros que se inquietarem com itens não resolvidos.
Eventualmente anexarei textos de autoria própria ou de terceiros (autorizados) que de alguma forma ajudem meus alunos nessa árdua caminhada rumo a aprovação.

Espero ser útil mas, influenciado por um filme que acabo de assistir (Julie & Julia) sei que preciso ser útil por um prazo certo. Logo, esse bolg nasce hoje, mas com data certa para acabar. Comentaremos 1825 questões - o equivalente a cinco questões por dia - por um período de 365 dias. hoje começo minha jornada.

Para os que ficaram curiosos com o filme acima citado, esqueçam VÁ ESTUDAR!

11 comentários:

  1. Olá Professor!

    A aula de hoje foi ótima, muito produtiva!

    Abraços,
    Ciléia

    ResponderExcluir
  2. obrigado Ciléia. Em breve comentarei as questões, deixando as aulas mais completas.
    Nelson

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a ideia do blog, Professor!
    Vai ajudar muito.

    Suas aulas são ótimas e todos na minha turma adoram os exemplos que você cita.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Jeane, nesse fim de semana fique sem tempo de comentar um número maior de questões. Isso, no entanto, já foi superado e a partir de terça feira conseguirei comentar um número razoável de questões por dia.
    Abraços,
    Nelson França

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa, Professor!
    Certamente o seu blog irá ajudar muitos alunos de todo o Brasil. Sou de João Pessoa - PB, mas estou morando e fazendo o curso do LFG aqui em Jaú-SP. Suas aulas são muito enriquecedoras, além de divertidas.
    Parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. Olá Professor,

    Parabéns por esta iniciativa. Irei acompanhar este blog e me aprofundar nos estudos. Sou de Campo Belo-MG e estou fazendo o curso Nível Médio Avançado. Assisti sua primeira aula na sexta-feira dia 05/03/2011. Adorei a aula e pretendo aproveitar ao máximo as próximas.

    Parabéns!

    Anderson/Campo Belo

    ResponderExcluir
  7. professor, se o militar tem mais de 10 anos e for eleito, ele será aposentado, certo? Essa aposentadoria é com proventos proporcionais ao tempo de serviço? Outra coisa, ele recebe pela aposentadoria durante o mandato ou só depois do término do mesmo?
    Valeu :)

    ResponderExcluir
  8. Professor, eu me perdi um pouco quando você explicou sobre os direitos políticos dos analfabetos. Eu fiz uma questão de concurso e fiquei na dúvida se esta acertiva era correta ou não, justamente por causa dos "analfabetos"
    Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros, analfabetos e, durante o período militar obrigatório, os conscritos

    ResponderExcluir
  9. Oi Branquinha,

    no que se refere aos analfabetos o raciocínio é simples. Eles podem votar mas não poder ser votados, ou seja, possuem direitos políticos ativos, mas não possuem direitos políticos passivos.

    Além disso, os analfabetos (que podem votar) votam de forma facultativa.

    Por fim, será considerado analfabeto aquele que não conseguir ler e escrever um pequeno texto. Note como o critério é subjetivo. Tiririca leu (errado) e escreveu (ainda mais errado) um pequeno texto, por isso foi considerado pela justiça eleitoral ALFABETIZADO! Pôde ser votado e eleito.

    ResponderExcluir
  10. Olá sou de Dourados-MS, passando para deixar um abraço, e dizer que gostamos muito da sua aula...

    boa semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Ola professor Nelson!Meu nome é Mariana,eu sou da LFG de niteroi e adorei sua primeira aula que eu assisti.Eu queria te dar uma sugestao para as proximas aulas,nao sei se vai adiantar.O senhor poderia falar um pouco mais devagar por favor?rsrs
    Muito obrigada
    beijos e boa semana!:)

    ResponderExcluir