quarta-feira, 3 de novembro de 2010

décima quinta questão comentada

05. (CGU ESAF 2008 Técnico de Finanças e Controle) Sobre a responsabilização do Presidente da República é correto afirmar, exceto:  

a)      enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito à prisão.
b)      o Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.
c)      o Presidente ficará suspenso de suas funções nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.
d)        se, decorrido o prazo de trezentos e sessenta e cinco dias, o julgamento do Presidente não tiver sido concluído, cessará o seu afastamento, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.
e)        o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

           Mais uma questão do Poder Executivo. O gabarito da questão, para os que tentaram fazê-la, é a letra “D”. Como de práxis, vamos comentar todas as letras. Antes de mais nada, perceba que a questão pede para você marcar a letra falsa (é correto afirmar, exceto...).

A letra “A” está correta já que O Presidente da República, assim como o Vice, poderá ser processado por crime comum ligado a sua função ou por crime de responsabilidade. Crimes comuns são aqueles crimes previstos na lei (no código penal, normalmente). No entanto, perceba que não é qualquer crime comum, mas sim crime comum ligado à função. Ou seja, crimes que o Presidente, ou o Vive-Presidente, comete usando o cargo, tirando proveito do cargo.

Lembre-se que o item alega que “enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.” É exatamente o que diz a CF:

“Art. 86, § 3º - Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.”

Letra “B” está verdadeira já que admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, é claro, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade e, segundo o artigo 86, § 1º:

“O Presidente ficará suspenso de suas funções:
I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;
II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.”

Esse prazo de suspensão não poderá ultrapassar cento e oitenta dias. Caso o julgamento não tenha sido concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

Letra “C” também está correta pelos mesmos motivos da letra anteriormente comentada com base no 86, § 1º, II.

Já a letra “D” está falsa – e é a nossa resposta – por dizer que o presidente ficará suspenso por até 365 dias. Absurdo! Já sabemos que esse prazo de suspensão não poderá ultrapassar cento e oitenta dias, e caso o julgamento não tenha sido concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

Lembre que a questão pede a letra incorreta e, por isso, o gabarito é a letra “D”.

Mas vamos comentar a letra “E”. Letra anteriormente discutida.
O Presidente e/ou o Vice responderão apenas por crimes de responsabilidade ou crimes comuns ligados a função. Perceba que não é qualquer crime comum, mas sim crimes que o Presidente, ou o Vive-Presidente, comete usando o cargo, tirando proveito do cargo.

3 comentários:

  1. Professor Nelson, bom dia! Primeiramente gostaria de dizer que não sou de São Paulo (hehe) sou mineira uai! Estou em Minas Gerais, mais precisamente no noroeste, numa cidade chamada Unaí (origem indígena, que significa Águas Escuras), que também é um polo industrial, altamente desenvolvido kkkkkk pertinho da nossa capital. Bem, a turma gostaria de saber porque o senhor não mais comenta sobre os acontecimentos novelísticos (hehehe) estão querendo saber quem matou Saulo? Claro que sabemos que o senhor não tem tempo para essas coisas hehehe. Brincadeiras a parte o pessoal queria saber se o senhor vai dar Direito Administrativo, porque está todo mundo amando as aulas e já está acabando, infelizmente! Por favor mande um abraço para todos e um especial pra mim que hoje é meu niver (04/11), abraços! Vivian Kelly

    ResponderExcluir
  2. Profes, pergunta...uma mulher, colombiana, gestante, veio para o Brasil, na minha cidade (hehe), entrou em trabalho de parto, pariu (hehe), qual a nacionalidade do bebê? Ela não veio a trabalho, veio passear. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. por ter nascido no Brasil como filho de pais estrangeiros que não estão a serviço do Brasil, o bebê terá nacionalidade brasileira.

    ResponderExcluir