terça-feira, 23 de novembro de 2010

décima sexta questão

01. (Advogado Trainee METRO-SP 2008) Em relação ao Conselho Nacional de Justiça, é correto afirmar:

a)    Junto a ele oficiarão o Procurador-Geral da República e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
             
b)    Compõe-se de dezessete membros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade.
            
c)    Seus membros exercerão mandato de dois anos, vedada a recondução.
            
d)    Será presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
            
e)    Seus integrantes serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha por um terço do Congresso Nacional. 

A letra “a”  já é a nossa resposta com base no art. 103-B § 6º  que diz que “Junto ao Conselho oficiarão o Procurador-Geral da República e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.”

A letra “b” está errada porque diz que o CNJ é composto por 17 membros quando, na verdade, é composto por 15 membros com mais de 35 anos de idade, não havendo mais a idade máxima na sua composição desde a EC 61.

A letra “c” peca quando diz que é vedada a recondução. Falso. O mandado é realmente de dois anos, ADMITIDA uma recondução.

A letra “d” está errada por afirmar que o CNJ será presidido pelo Ministro do STJ, quando na verdade será presidido pelo Presidente do STF.

Por fim, a letra “e” está falsa porque os integrantes até serão nomeados pelo Presidente (salvo o Presidente do STF), após a aprovação da maioria absoluta do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário